APORMED lança apelo aos profissionais de saúde sobre a realização de eventos científicos

Com o intuito de sensibilizar os profissionais de saúde, a APORMED partilhou com a Autoridade Competente, com as Ordens Profissionais e com as Sociedades Científicas o seu posicionamento acerca dos desafios das empresas de dispositivos médicos na participação e no apoio a eventos de formação científicos.

 

Consulte aqui o statement na íntegra ou faça download:

 

No âmbito da colaboração que a indústria do setor dos dispositivos médicos vem desenvolvendo com os profissionais de saúde, a APORMED-Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos, em representação dos interesses comuns das empresas suas associadas, vem manifestar algumas preocupações atuais relativamente à situação provocada pela pandemia COVID-19.

Como é sabido, no intuito de evitar a propagação do vírus, o Governo e as autoridades de saúde portuguesas decretaram um conjunto de medidas que vigoram durante o estado de emergência, contudo, algumas delas prolongar-se-ão após esta fase, como certamente serão as medidas para evitar ou condicionar os eventos e as reuniões com um elevado número de pessoas, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde.

Por outro lado, a atual situação de crise está a causar uma incerteza e um impacto muito relevante nas empresas, ao qual o setor do dispositivo médico não é alheio, devido essencialmente à redução drástica da atividade hospitalar regular. Com base nos dados atuais, estimamos um impacto económico muito negativo e de consequências imprevisíveis a vários níveis.

Torna-se, por isso, importante sensibilizar para as dificuldades que o setor enfrenta e que as prioridades das empresas se devem centrar na resposta à crise sanitária e na minimização do impacto económico para assegurar a viabilidade futura e os postos de trabalho dos seus colaboradores.

O nosso compromisso com a formação científica tem sido total e certamente continuará a ser uma prioridade futura das empresas deste setor. Porém, tendo em conta as atividades científicas programadas para o corrente ano de 2020 e para o primeiro trimestre de 2021 (a maioria delas num cenário pré-pandemia), damos nota da nossa preocupação quanto à respetiva realização no atual contexto sanitário e económico.

Com efeito, devemos estar conscientes da responsabilidade social que temos para com os nossos empregados e a obrigação de zelarmos pela sua segurança e saúde e que, estendemos a todos os profissionais de saúde que participem nos referidos eventos.

A APORMED partilha esta reflexão com os profissionais de saúde e com a autoridade competente numa perspetiva sectorial genérica, respeitando, naturalmente, as decisões individuais que cada empresa de forma livre e consciente venha a adotar.

Informações

Assessoria de Imprensa

Para efeitos de assessoria de imprensa, por favor contactar LPM Comunicação:

Ana Santos: (+351) 927 413 078
Hermínio Santos: (+351) 925 606 430